
Reboques rodo-ferroviários SEVE
O reboque ferroviário automotriz RAF 32 foi concebido para satisfazer as necessidades de transporte ferroviário com uma elevada capacidade de carga e um sistema de travagem de alto desempenho. Homologado pela SNCF (Ferrovias Nacionais Francesas), garante uma movimentação segura e otimizada nos carris, especialmente para operações industriais e logísticas exigentes.
Com uma plataforma de 6.016 mm de comprimento e 2.500 mm de largura, o RAF 32 está equipado com quatro bloqueios de torção integrados no chassis, garantindo uma fixação robusta das cargas transportadas. O seu peso em ordem de marcha é de 5,5 toneladas (sem opcionais) e a sua capacidade máxima de carga atinge as 32 toneladas, oferecendo uma flexibilidade ideal para diversas aplicações.
A velocidade máxima sobre carris é de 23 km/h, enquanto a versão homologada para uso agrícola permite viagens a 27 km/h em estrada. Quando combinado com uma escavadora Menzi M585, a velocidade máxima sobre carris mantém-se nos 23 km/h, com a velocidade reduzida para 5 km/h no modo de assistência por pedal.
A potência do acionamento hidráulico dedicada exclusivamente ao reboque é de 51 kW (aproximadamente 70 cv), com um binário de tração de 3.000 Nm por eixo, garantindo uma propulsão suave e adaptabilidade às condições ferroviárias.
Dados técnicos

O sistema de travagem é um componente essencial da RAF 32, garantindo um controlo ideal em todas as situações. Compreende diversos mecanismos:
-
Travão hidrostático automático com binário máximo de 3.347 Nm.
-
Travão de ação positiva, oferecendo um binário máximo de 3.600 Nm.
-
Travão automático de ação negativa, aplicando uma travagem estática de 750 Nm.
Estes sistemas garantem uma maior segurança, principalmente em inclinações até 35/1000.
A ergonomia e a segurança do operador também são tidas em conta. A visibilidade é ideal durante o movimento para a frente. Ao fazer marcha-atrás, a visão direta através de uma câmara de marcha-atrás permite ao operador ver tudo entre 0,2 e 6 metros, enquanto uma câmara traseira reduz esta distância para menos de 20 cm, proporcionando um controlo total durante as manobras.
A colocação em via é rápida e eficiente, exigindo apenas 5 a 6 minutos para estar operacional nos carris. É compatível com carris de 60 kg/m montados em travessas de madeira ou betão. A altura da plataforma em relação ao carril é de 850 mm, otimizando o acesso aos equipamentos transportados.
Um triturador de ramos, que pode ser direcionado para a esquerda ou para a direita e possui um motor autónomo de 400 cv, está disponível como opcional, acrescentando funcionalidades extra para operações específicas.
O reboque RAF 32 combina, por isso, robustez, potência e segurança, indo ao encontro das exigências dos profissionais dos setores ferroviário e industrial.

















